Os profissionais das UBS I e II participaram nessa segunda feira (16) na Câmara de vereadores de um Workshop sobre o Planifica SUS. O encontro aconteceu pela manhã e à tarde onde os participantes puderam entender a Proposta que busca o desenvolvimento da Atenção Básica, por meio de mudanças efetivas nas atitudes e processos de trabalho dos profissionais que compõem as equipes.

A nova estratégia adotada, visa facilitar a articulação para que os profissionais das Unidades não precisem sair dos municípios de origem. Assim, a facilitadora Maura (de Santa Cruz) realizou o 2º Workshop com os profissionais de Ouro Branco.O PlanificaSUS está operacionalizado por meio de uma etapa preparatória e por seis etapas operacionais com ciclos de workshops, oficinas tutoriais, etapa controle e cursos curtos. O público-alvo são os profissionais dos serviços de Atenção Primária em Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada, e os profissionais dos demais serviços relacionados à linha de cuidado definida como prioritária, além de profissionais da gestão. Os workshops são os momentos de alinhamento teórico, que abordamos conceitos centrais do PlanificaSUS. São utilizados trabalhos em grupo, estudos dirigidos, estudos de caso, dramatizações, leitura de textos de apoio, debates, com apresentação e sistematização das discussões em plenária, além de aulas interativas.O planifica não se trata de um processo de fiscalização ou de avaliação de desempenho, e nem mesmo de definição sobre o que os profissionais devem fazer. Pelo contrário, é um “fazer junto”, sem substituir o profissional em suas funções e responsabilidades, ajudando-o na reflexão sobre a própria prática, na identificação de fragilidades e nas ações corretivas necessárias. O objetivo é o de fortalecer as competências de conhecimento, habilidade e atitude. Além dos workshops e tutoriais, será utilizada a estratégia de cursos curtos, que abordarão o conhecimento de temas específicos e/ou proverão treinamento de habilidades relativas a processos pertinentes para a organização dos macroprocessos.
Os temas dos cursos serão: estratificação de risco, saúde mental,cuidado farmacêutico e sistemas de informações. Será disponibilizado o material pela Equipe PlanificaSUS, sendo a execução de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado de cada região. Os cursos deverão ser desenvolvidos a partir da integração entre as equipes da APS e AAE. O projeto reúne um conjunto de ações educacionais, baseadas em metodologias ativas,voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidade e atitude, necessárias para a organização e a qualificação dos processos assistenciais. Assim, ao final deste processo, que está previsto para durar até o final de 2020, espera-se que a assistência primária, ou seja, nas Unidades Básicas tenha uma resolução rápida e eficiente com relação aos problemas de doença e agravos trazidos pelos usuários. Estamos conscientes de que o processo não será fácil, porém é possível se trabalharmos juntos (Profissionais/Gestão emSaúde/ Gestão maior – Prefeitura). Ao final toda a população ganhará mais qualidade de vida e consequente mais produtividade em todos os sentidos, e a comunidade como todo poderá usufruir destes benefícios, esta é nossa esperança, este é nosso objetivo, e estaremos nos empenhando para alcançar.

Luciana Azevedo – Secretária de Saúde.