O Programa Saúde na Escola – PSE é uma política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação instituída em 2007 e tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

O evento acontece hoje (12) e amanhã (13) no Auditório da IV Regional de Saúde em Caicó, das 8h às 16h no primeiro dia e das 8h às 12h no segundo. Representando o município de Ouro Branco estão a secretária de saúde - Luciana Azevedo, a secretária de Educação - Meirielle Santos, O diretor da EMJONF - Kiarelly Martins e a técnica de Vigilância Sanitária e Ambiental - Isabelle Medeiros.

O PSE estrutura-se a partir de 12 ações temáticas, dentre elas a “Promoção da Segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e combate à obesidade infantil”. Atuando em conformidade com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) que busca a melhoria das condições de alimentação e nutrição e saúde da população brasileira, bem como com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Com fins de trabalhar essa temática no âmbito do programa a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC), através do Grupo de Trabalho Intersetorial – GTI-E do PSE/RN, em parceria com a Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN/SESAP) e a Diretoria Regional de Alimentação Escolar (DRAE/SEEC), promovem o Encontro Regional do PSE da 4ª Região de Saúde, da 10ª e da 9ª Diretorias de Educação (DIRECs) e da 5ª (DRAE).

Na programação estão sendo discutidos temas como o papel da Intersetorialidade no PSE e a sua interface com o Programa Crescer Saudável, NutriSUS, a Educação em Vigilância Sanitária (Educanvisa), Academia de Saúde e as Práticas Integrativas Completares em Saúde – PICS.

O evento se destina aos representantes do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M).