Aconteceu nessa segunda feira (19) na Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Com o tema: Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social.

A Conferência teve início às 7h com credenciamento e Café receptivo. Logo depois, a Técnica de Referência - a Assistente Social Kyara Maysa fez a abertura e convidou todos os presentes a ficar de pé e cantar o Hino Nacional.

Em seguida, o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho (CMASHT) - Romualdo Azevedo leu o Regimento Interno juntamente com todos os participantes que receberam uma cópia no ato do credenciamento e foi aprovado por unanimidade.

A Palestra Magna ficou na responsabilidade da Assessora da Secretaria de Assistência Social - Adja Meirelle que discorreu sobre o tema de forma interativa.

Depois da Palestra, a secretária de Assistência Social - Igna Mara e o Presidente do CMASHT - Romualdo Azevedo fizeram a Avaliação das Deliberações da Conferência Municipal de Assistência Social de 2017.

Adja Meirelle apresentou os 3 eixos Norteadores e fez orientações gerais sobre a Metodologia do Trabalho em grupos.

No momento do credenciamento, os participantes receberam aleatoriamente pastas de três cores diferentes, onde cada cor representava um dos eixos a serem trabalhados.

EIXO 1: A ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO DIREITO DO POVO

EIXO 2: FINANCIAMENTO PÚBLICO

EIXO 3: PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Nesse momento da conferência, cada grupo foi para a sala referente ao eixo a ser discutido. Os grupos deveriam elencar 5 propostas a nível Municipal, Uma proposta a nível Estadual e Uma a nível Federal. Na Plenária Final, redatores de cada grupo explicaram aos demais os motivos da escolha das propostas.

Ao final, foi feita a Eleição dos Delegados para a XII Conferência Estadual de Assistência Social que acontece em outubro, em Natal. Tivemos ainda um Fórum para escolha dos representantes da Sociedade Civil que comporão o Conselho Municipal de Assistência Social no Biênio de 2019/2021.

O encerramento se deu com um almoço.