A Secretaria Municipal de Educação realizou hoje (25) com os professores das escolas municipais: CMEI Kleyse Medeiros de Araújo e Escola Municipal José Nunes de Figueiredo (EMJONF) o curso PORTAS ABERTAS PARA INCLUSÃO – EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA EAD. O projeto Portas abertas para a inclusão – Educação física inclusiva nasceu de uma parceria entre o Instituto Rodrigo Mendes, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Fundação FC Barcelona (FCB), e começou em 2012 com o objetivo de formar educadores de diversas regiões do Brasil para apoiar a promoção da inclusão escolar de meninas e meninos com deficiência por meio de práticas esportivas seguras. Essa ação de validação do resultado sistêmico 12 Acesso ao Esporte Educacional, Seguro e Inclusivo garantindo a todas as crianças e adolescentes do município.

Foram 28 participantes ao todo que foram capacitados, divididos em dois grupos nos turnos matutino e vespertino para assistir às aulas online na sala do Laboratório de Informática da EMJONF. A proposta do curso não é apenas apresentar o que é educação física aos cursistas, mas que todos saiam aptos a se tornarem agentes de inclusão, capazes de intervir e modificar estruturas e processos das unidades escolares em que estão inseridos. Dentre os participantes, além dos professores das duas escolas citadas, tivemos também uma estudante do Curso Bacharel em Educação Física, o articulador Municipal – Reinaldo Freitas, Representantes da Gestão Municipal, uma mãe de aluno e funcionária da escola.

Com o objetivo de formar os professores partilhando conhecimentos, em momento de interação e troca de aprendizagem a secretária de Educação – Meirielle Santos lembrou ainda do Plano Municipal por um Esporte Seguro e Inclusivo que é aprovado pela Lei 870/2016 no município e finalizou reforçando a importância da Formação continuada de professores.