Abaixo, temos o o Informativo “Id Jovem”, elaborado pela Coordenação Geral de Serviços Socioassistenciais a Famílias, do Departamento de Proteção Social Básica, com o objetivo de orientar os profissionais do SUAS quanto ao programa Identidade Jovem, que possibilita o acesso de jovens de baixa renda aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.
O Cadastro Único é o principal instrumento de identificação e seleção de famílias de baixa renda para inserção em programas e políticas sociais. O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, sendo a porta de entrada da assistência social para a população, tem o papel fundamental de informar sobre a importância do cadastro único e realizar os devidos encaminhamentos.
No caso da Identidade jovem, a equipe do CRAS pode orientar os jovens e as famílias que estejam dentro dos critérios estabelecidos para obtenção da ID jovem, para que efetivamente acessem seus direitos garantidos.
Este informativo está disponível no site do Ministério da Cidadania, na aba “Assistência Social – Publicações”.