Esse procedimento era inédito em nosso município, já que antes a demanda era enviada para Caicó, onde era feita a avaliação por um pediatra ou fonoaudiólogo, porém o dentista é o profissional mais indicado para fazer a avaliação e o procedimento.
As mães devem levar os bebês de 1 a 3 meses ao PSF I onde o dentista Juan fará todos os procedimentos, registra no caderno da criança e se necessário ser feito o procedimento cirúrgico de remoção de freio lingual, poderá ser realizado na própria Unidade de Saúde. A equipe fará todo o acompanhamento nos casos onde não seja necessário o procedimento cirúrgico até a idade onde se perceba que esse freio não trará nenhum malefício como problemas na sucção mamária, na alimentação, na fonação da criança.
O procedimento de remoção de freio lingual nos casos onde se faz necessário, é simples e pode ser feito na própria Unidade de Saúde, não é necessária anestesia quando realizado na criança de até no máximo 3 meses, essa película é bem fina e basta somente a pasta anestésica, depois disso é feito um corte e em uma semana já está totalmente recuperado. Em procedimentos mais avançados onde a criança é maior de 3 meses, é usado uma anestesia local e o procedimento é realizado rapidamente como também a recuperação é rápida.
O dentista atende de segunda a sexta feira de 7h às 11H e de 12H às 16H no consultório odontológico do PSF I.