Na manhã desta quinta-feira (14), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Ouro Branco-RN, autoridades, representantes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), e da sociedade civil organizada, reuniram-se para a realização da Audiência Pública para Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), destinado à universalização e à administração dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no âmbito do município de Ouro Branco.

A advogada Marliany Pinheiro, Presidente da Comissão Municipal para a elaboração do PMSB, abriu a audiência, falando sobre a elaboração de referido instituto, bem como da importância da participação da comunidade: “É fundamental que a comunidade participe, opine, dê sua contribuição, pois hoje se faz essencial o controle social, e nós somos os principais interessados”.

O vice-prefeito, o médico Dr. Francisco Lucena de Araújo Filho, falou em nome do Executivo, e refletiu sobre a importância de se priorizar o saneamento básico: “O principal requisito para que a comunidade disponha de uma saúde pública de qualidade, é que tenham um eficiente saneamento básico. Lembro que quando comecei a trabalhar como médico, e quando fui prefeito pela primeira vez, o esgoto jorrava a céu aberto, e o lixo era jogado por trás das casas. A primeira coisa que fizemos foi coletar o esgoto e o lixo, por perceber a importância de se fazer isso, como forma de prevenir inúmeras doenças”.

Os representantes da CAERN falaram das legislações que conduziriam o processo de institucionalização do PMSB, bem como de sua implementação e efetivação. Foram expostas também as propostas e metas da CAERN para a implantação de serviços de esgotamento sanitário a curto, médio e longo prazo.

Após essa exposição, foi aberta a discussão entre os presentes na Audiência Pública.

Quem finalizou a Audiência foi a Presidente da Câmara de Vereadores, Eurinete Santos. Ela parabenizou o Executivo Municipal, em nome da Prefeita Drª Fátima, pela organizaçãodo evento, e ressaltou a importância daquele momento para a comunidade. Estiveram presentes também os vereadores Paulo Dantas, Genildo Medeiros, Fábio Severiano e Celso Garofa.