A Emater-RN realizou, esta semana, em Ouro Branco-RN, a distribuição de quase 15 mil quilos de torta de caroço de algodão aos produtores de leite do município.

A entrega da ração faz parte de um conjunto de estratégias para a convivência com os efeitos da estiagem, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Branco-RN, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Minerais. O Secretário a pasta, Gean Carlos, acompanhou todo o processo que culminou com a distribuição, que aconteceu no Centro Sócio-Recreativo da cidade: “Esta é uma grande ajuda para os nossos agricultores, e estamos trabalhando para, cada vez mais, conseguirmos benefícios para diminuirmos os efeitos da seca“, afirmou o secretário.

A chefe do escritório da EMATER local, Aldiana Batista, declarou que “Todos os critérios estabelecidos devem ser observados, e por isso é tão importante que os produtores estejam atentos em relação à vacinação de seus animais, além de procurarem sempre a EMATER para obterem maiores informações“.

Além de outros critérios estabelecidos, um deles é que o município esteja inserido no mais recente decreto do Governo do Estado, nº 23.288, de 15 de março de 2013, que determina situação de emergência em decorrência da estiagem. Os beneficiários devem ter um rebanho com a vacinação em dia contra a febre aftosa, e possuírem gado leiteiro, pois a produção de leite é uma base para a quantidade de torta que é entregue ao agricultor, que por sua vez tem que ser “pronafiano”, isto é, dispor da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativada.

Dezenas de agricultores receberam o alimento. A distribuição da ração foi feita através do Programa Emergencial de Manutenção do Rebanho Potiguar (PEMRP) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e da Pesca (SAPE) em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Branco, e executado pela EMATER-RN.