Obras já tiveram início, e centenas de famílias serão beneficiadas.

Máquina para perfuração de poços na zona rural de Ouro Branco-RN

A prefeita de Ouro Branco, Drª Fátima Silva, continua concentrando esforços no sentido de diminuir os efeitos da seca na zona rural do município.

Para tanto, recorreu ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), para viabilizar a perfuração de poços em comunidades que já sofrem com a escassez de água.

A ação do Governo Municipal logrou êxito, e a área rural do município de Ouro Branco  está sendo beneficiada com cinco sistemas de abastecimento e mini-adutoras. Por meio de solicitação feita pela prefeita Drª Fátima junto ao DNOCS, o município foi contemplado, e já teve inicio a fase de perfuração dos poços.

Na semana passada a equipe enviada pelo DNOCS perfurou o primeiro poço na comunidade Aroeiras, e outro na comunidade Poção. Dois poços amazonas, foram feitos, um na comunidade São Roque e outro na comunidade Furnas.

Segundo a prefeita, “Essas ações emergenciais são fundamentais para que as famílias do campo não precisem sair de seu espaço para buscarem água. Se temos tantas tecnologias, devemos nos utilizar delas para melhorar a vida de quem vive no campo. Estamos já há alguns meses empreendendo ações efetivas, uma verdadeira força-tarefa contra a seca“.

Além dessas ações, o Governo Municipal já disponibilizou, de imediato, o caminhão-pipa conseguido através do Ministério de Desenvolvimento Agrário, bem como outros maquinários da Prefeitura, para obras de combate aos efeitos da estiagem. Recentemente também foi instalado um novo dessalinizador também na zona rural, para atender mais de 100 famílias com água de qualidade para o consumo humano.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Minerais também tem atuado de modo incisivo na assistência à população rural, viabilizando diversos benefícios para os agricultores e agricultoras, a exemplo da distribuição de milho em parceria com  a CONAB, no próprio município.

Na zona urbana, em parceria com  a CAERN, foi feita uma limpeza do sistema de abastecimento, com o objetivo de otimizar o abastecimento que é feito a partir de poços subterrâneos.