Nesta quinta (29 de novembro) a Secretária de Saúde Luciana Azevedo, participou de reunião na IV Regional de Saúde em Caicó. A reunião contou com a presença de Técnicos em Obstetrícia do Estado, e de todos os prefeitos e Secretários de Saúde da Região do Seridó. A reunião teve como objetivo discutir as referências de gestantes no período do parto, ou seja, para onde e como encaminhar as gestantes dos municípios que não tem porte para manter uma maternidade. As quatro cidades que ficaram enquanto referências para realização de partos foram: Currais Novos (partos de risco como prematuridade), Caicó (como referência de boa parte das cidades circunvizinhas), Jardim do Seridó e Parelhas. O nosso município de Ouro Branco, tem como referência para partos considerados sem riscos - Caicó como porta de entrada, e quando detectado riscos de prematuridade, a porta de entrada será Currais Novos. Na reunião tiveram outros debates com relação a transferências de recursos de cada município para o município de referência, porém ainda não houve definição, pois os Prefeitos presentes, argumentaram que já é repassado os recursos específicos (Programação Pactuada Integrada - PPI), diretamente para estas referências, e que as mesmas devem dar o suporte definido nesta Programação. Assim a discussão ainda terão outros momentos para aprofundamento e votação das propostas. De toda forma o que nossa população deve estar informada é de que nossas gestantes têm a garantia de acesso a assistência em Caicó na maternidade do Hospital do Seridó, e na Maternidade do Regional de Currais Novos (quando for necessário suporte para prematuridade). Informou a Secretária Luciana Azevedo.