Ações visam também melhorar condições de trabalho

A prefeita de Ouro Branco-RN, Drª Fátima Araújo (PT), esteve nesta quinta-feira (23), na cidade de Caicó-RN, no escritório regional da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), para que a prestadora de serviço proceda aos serviços necessários para a adequação da mineração de pedra itacolomy na Serra do Poção às exigências legais pertinentes.

A operação que envolveu diversos órgãos de segurança pública esta semana, encontrou algumas falhas que devem ser corrigidas.

Entendendo a urgência e necessidade da resolução de referidos problemas, Drª Fátima tratou mediatamente de procurar órgãos que procedam aos serviços, já que foi dado um prazo de 15 dias para tal.

O escritório Regional da COSERN orientou a chefe do executivo ourobranquense a procurar o escritório central, em Natal-RN. Ela já se encontra na capital do estado hoje (24), para entregar o ofício requerendo a Extensão da rede de energia elétrica até o local onde é extraída a pedra.

Ainda na quinta-feira (23), a prefeita procurou também o 1º Batalha de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, também em Caicó, para buscar solucionar pendências que estão sob sua responsabilidade. Em contato com o Sargento Reys, este garantiu que o prazo dado inicialmente seria flexível, visto que os esforços na resolução já estão sendo empreendido. O oficial disse ainda que cada procedimento estaria a cargo do 1º BEC, em Caicó-RN, com quem o executivo Municipal manterá contato na medida em que algo for feito.

"Já estivemos na COSERN e no Exército, e conseguimos viabilizar as correções que foram orientadas. Os mineradores poderão ficar tranquilos, que tudo o que está ao nosso alcance estamos fazendo, para que o seu trabalho não seja prejudicado", afirmou a prefeita.

Atualmente, a extração da pedra itacolomy na Serra do Poção conta com centenas de trabalhadores, que sustentam suas famílias com o que ganham em referido trabalho. Boa parte da economia do município de Ouro Branco é composta por tal atividade. Além dos atuais procedimentos, a Prefeitura tem viabilizado o fornecimento de água, com carros-pipa.