Evento promoveu debates, apresentações culturais e construção de propostas que irão subsidiar o próximo Plano Municipal de Saúde. 

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, o evento aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, reunindo representantes do poder público, profissionais da saúde, conselheiros, usuários do SUS, sociedade civil organizada e demais segmentos da comunidade em um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva.

A programação teve início com credenciamento e café da manhã, seguida da solenidade de abertura, marcada pela composição da mesa de autoridades e pronunciamentos institucionais.

A conferência também contou com apresentações culturais da Banda de Flauta Doce Urbano Medeiros, sob a regência do Maestro Mil, e das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), conduzidas pelos oficineiros Samuel Victor e Fernanda Figueiredo.

Na sequência, os participantes acompanharam a Palestra Magna, ministrada pelo assessor técnico em Saúde, Cristiano Canário, que promoveu uma reflexão sobre os desafios e perspectivas do Sistema Único de Saúde diante do tema proposto.

Em seguida, os participantes foram distribuídos em grupos de trabalho, organizados por eixos temáticos, para discutir propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de saúde. As contribuições apresentadas servirão de base para o planejamento das ações do setor nos próximos anos.

A Conferência Municipal de Saúde tem como finalidade avaliar a situação da saúde no município, analisar a organização da rede de serviços e os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, além de formular diretrizes que subsidiarão a elaboração do próximo Plano Municipal de Saúde, fortalecendo a participação popular e o controle social na construção de um SUS cada vez mais eficiente, democrático e acessível.