O Município de Ouro Branco-RN realizou nesta quarta-feira (10) a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que trouxe como tema central: “SUS com voz e vez: a participação social como eixo do planejamento em saúde no município de Ouro Branco/RN”.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, reunindo representantes do poder público, servidores da saúde, sociedade civil e organizações locais em um importante espaço de diálogo e construção coletiva.

A programação foi iniciada com credenciamento e café da manhã, seguida da composição da mesa de abertura e discursos das autoridades.

O momento também contou com apresentações culturais: a Banda de Flauta Doce Urbano Medeiros, crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e as apresentações musicais de Bárbara Verônica (secretária de Saúde) e Scarlett Lucena (gerente de Ações e Programas da Saúde).

Durante a manhã, foi realizada uma análise situacional da saúde no município, destacando avanços alcançados e pontos positivos construídos nos últimos anos.

Em seguida, os participantes acompanharam a Palestra Magna conduzida por Cristiano Canário (Assessor Técnico em Saúde), que trouxe reflexões sobre o fortalecimento do SUS e os desafios para o futuro.

Na sequência, os participantes foram divididos em eixos temáticos para debater questões relacionadas ao tema da conferência, contribuindo com ideias e sugestões para o planejamento da saúde no município.

A Conferência Municipal de Saúde tem como objetivo avaliar a situação da saúde da população, a estrutura das redes de serviços e de atenção, bem como os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, além de formular diretrizes que vão subsidiar a elaboração do próximo Plano Municipal de Saúde.