Na manhã desta segunda-feira (20), em uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rego, vários prefeitos do estado do Rio Grande do Norte discutiu ações para amenizar os efeitos da seca, especificamente em relação à perfuração de poços.
O deputado federal João Maia articulou o encontro, que levou cerca de 25 prefeitos, a maioria deles da região do Seridó. Na oportunidade foi cobrada ao Governo agilidade na perfuração de poços e instalação dos que já existem, como forma de amenizar o sofrimento do seridoense com a estiagem.
Rosalba acatou a sugestão do deputado de que o Governo do Estado firme parcerias com as Associações dos Municípios do Seridó e que elas próprias coordenem o processo de perfuração dos poços. A governadora garantiu enviar para uma das associações, já neste final de semana a primeira perfuratriz, e dentro de um prazo de trinta dias, a segunda máquina que está sendo recuperada. “Já estou disponibilizando instalações imediata de 50 poços que serão perfurados com recursos do Governo do Estado. As associações vão perfurando e a Semarh já esta autorizada a instalar os 50 primeiros”, garantiu Rosalba. Além disso, a governadora anunciou também a perfuração de 40 poços no Rio Grande do Norte através do Exército, e 25 destes serão destinados para o Seridó, por considerar ser uma das regiões mais castigadas pela estiagem.
A prefeita de ouro Branco, Dra Fátima Araújo, participou da reunião, e disse que a mobilização dos gestores é importante para que o governo se sensibilize com a situação enfrentada sobretudo na região Seridó.