O desfile cívico em comemoração ao dia da independência do Brasil aconteceu na última sexta-feira à tarde em Ouro Branco-RN.

Com o tema “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, o desfile contou com representações que refletiam os chamados “objetivos do milênio”, traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabelecendo 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

A primeira instituição de ensino a desfilar foi a Escola Municipal José Nunes de Figueiredo (EMJONF), acompanhada do Centro Municipal de Ensino Rural Professora Luzia Marciel de Azevedo (CEMER). Em seguida, foi a vez da Escola Estadual Manoel Correia (EEMC), e fechando o desfile da escolas, a Escola Municipal Professora Ivanilde Silva de Azevedo (EMPISA).

Um dos momentos mais esperados do desfile foi a representação do Exército Brasileiro. Chefiado pelo ourobranquense Rubens Bitan, 1º Tenente, o pelotão marchou sob o toque a banda do 1º Batalhão de Engenharia e Construção, sediado na cidade de Caicó. Vários veículos de combate também desfilaram pelas ruas da cidade.

Além das bandas marciais da EMJONF e da EEMC, e da banda do 1º BEC, a Fanfarra 1º de Setembro, da cidade de Jardim do Seridó-RN, também abrilhantou o desfile cívico.

Uma novidade este ano foi a concentração no Largo Monsenhor Ernesto, onde foram hasteadas as bandeiras, sob a execução do Hino Nacional Brasileiro. Uma verdadeira multidão acompanhou o desfile cívico, que foi um dos maiores já ocorridos em Ouro Branco-RN.