Nos últimos dias 23 e 30 de abril, as instalações da Centro Municipal de Educação Infantil Kleyse Medeiros de Araújo (CMEI) e da Escola Municipal José Nunes de Figueiredo (EMJONF) foram cenário de iniciativas que visam promover a saúde e o bem-estar dos alunos, através do Programa Saúde na Escola.

O tema "alimentação saudável e prevenção da obesidade" foi abordado de forma inovadora na Creche, onde os pequenos participaram de atividades sensoriais utilizando o método de circuito de texturas. Essa abordagem permitiu cruzar conhecimentos sobre atividades corporais com a experimentação de diferentes alimentos, estimulando não só a resolutividade das crianças, mas também seus sentidos, como tato e olfato.

Na EMJONF, a temática se voltou para a "promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas". Os alunos até o 4° ano foram conduzidos a uma série de atividades na quadra de esportes, que relacionaram os dois temas de forma dinâmica. A partir do conhecimento adquirido em rodas de conversa com uma nutricionista, os estudantes puderam participar de brincadeiras direcionadas pelo educador físico.

Além disso, os alunos mais velhos tiveram a oportunidade de se envolver em rápidas rodas de conversa com a nutricionista, onde foram enfatizadas as diferentes cores dos alimentos, seguindo os princípios do programa "5 ao dia". Este programa visa reforçar a importância da variedade de cores no prato, especialmente advindas de frutas, verduras e legumes.

As ações do Programa Saúde na Escola não apenas promovem a conscientização sobre a importância de hábitos saudáveis, mas também estimulam a participação ativa dos alunos, tornando a aprendizagem sobre saúde e nutrição uma experiência dinâmica e significativa.