No final da tarde da última segunda-feira (19/02), no Edifício Coronel João Medeiros, na presença de Vereadores e dirigindo-se ao povo ourobranquense, o senhor Prefeito, Samuel Souto, fez a leitura da sua mensagem anual, na abertura dos trabalhos do Poder Legislativo. O Chefe do Executivo iniciou suas palavras manifestando sua felicidade e sua gratidão por estar, em mais um ano, naquela Casa Legislativa, como mandatário escolhido pelo povo para estar à frente da Gestão Administrativa do Município de Ouro Branco.

O Gestor frisou que a Luta para cumprir o compromisso de trabalhar pela nossa população, é ininterrupta e que toda a Gestão está empenhada em oferecer tudo que está ao seu alcance para atender às demandas da população no tocante às suas necessidades, especialmente em questões voltadas a saúde, educação, assistência social, infância, adolescência e juventude.

Destacou que o ano de 2023 foi fechado com êxito e com inúmeras conquistas para o município, e que a instabilidade que o país enfrenta e a seca, não abalam o trabalho. Mas antes dão impulso ao desenvolvimento de nosso município e fazem com que tenhamos ainda mais força para fazer o que mais importa para nós: cuidar das pessoas e do lugar que amamos, pois o amor por essa cidade nos move!

Falando das ações realizadas durante o ano, o Gestor frisou algumas das iniciativas desenvolvidas em todos os âmbitos da Administração, enfatizando o reforço às Políticas Públicas da Saúde e o salto que demos nas políticas de distribuição de medicamentos, entre eles a insulina e psicotrópicos. Também foram evidenciados os plantões noturnos durante a semana e 24 horas, aos finais de semana, na Policlínica Mãe Paula, além de ultrassonografias, eletrocardiogramas, as especialidades como a fisioterapia, psiquiatra e cardiologia, entre outras ações importantes para o desenvolvimento do município. Entre elas um destaque à convocação de Servidores para a pasta, a distribuição de EPI’s, a qualidade nos atendimentos de pacientes, a ampliação do transporte sanitário, Campanhas de Vacinação e programas de combate à dengue. Além disso, o Chefe do Executivo Municipal fez menção aos Convênio com o Consórcio Público Intermunicipal e Amso.

Na Educação, o Prefeito Municipal ressaltou o investimento de mais de um milhão de reais realizado na pasta no ano de 2023 para compra de equipamentos para as escolas e aquisição de veículos, mencionou também a reforma estrutural que está sendo realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Kleyse Medeiros de Araújo (CMEI), que em breve estará pronto para receber os alunos. Além disso, o pagamento do Piso, a aquisição de kits aos professores e alunos, transporte gratuito para o ENEM, Processo Seletivo do IFRN, aulões preparatórios para o ENEM, Convênio com o IEL e reforma da Escola Municipal José Nunes de Figueiredo (EMJONF), que em breve será licitada, também foram pautas da mensagem do Gestor.

Nas obras, um destaque à praça Governador Aluízio Alves, Praça Wallace Alves, Praça Edson da Silva, reforma e readequação do Ginásio Poliesportivo o Nogueirão, fase de conclusão do pórtico, pavimentações de ruas, Quadras do São Roque e Lajes, inauguração da quadra Braz Santo, início do terminal rodoviário e biblioteca, a fase final da reforma do Destacamento de polícia militar que contará, inclusive, com novo mobiliário, e a construção de 40 Unidades Habitacionais.

Em primeira mão, o Prefeito anunciou as obras que, em breve, terão início, como a do antigo Jardim de Infância, que terá sua estrutura preservada e abrigará o Museu Municipal; a reforma do Antigo Hotel Manairama; e a reforma do Clube Municipal, entre outras.

Na Infraestrutura, a aquisição de novos veículos, manutenção de veículos que já estão a mais tempo na frota, podas de árvores e manutenção das ruas e espaços públicos, foram algumas ações citadas pelo Gestor Municipal.

Na Agricultura, a ampliação das ações de apoio ao homem do campo, programa corte de terra, abertura de cacimbas e parceria com a EMATER, também foram mencionadas.

Na Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, um destaque aos Cursos Profissionalizantes realizados através de parceria com o SENAI e a manutenção dos demais programas socioassistenciais.

Na Cultura, o resgate e aprimoramento da estrutura do Carnaval, o apoio à Filarmônica Manoel Felipe Nery, a realização de eventos culturais, o apoio aos eventos do calendário religioso do município, entre outras.

A primeira mensagem do Prefeito dirigida a todo povo, prosseguiu mostrando que seu Governo favorece a todos e que a luta e o trabalho são diários para proporcionar aos munícipes bem-estar, segurança e felicidade por viverem e pertencerem a esta terra. Neste ano, o trabalho continua visando sempre a construção de uma cidade verdadeiramente de todos!