A prefeitura Municipal de Ouro Branco, através da Secretaria de Saúde, executa neste próximo fim de semana (4 e 5 de novembro), cirurgias de catarata. Referente a recursos da Emenda Parlamentar nº 38060002 da Senadora Fátima Bezerra. Esta emenda destina R$ 35.000,00 para custeios e aquisição de, sendo que deste recurso R$ 12.860,00, foram destinados para 20 cirurgias de cataratas. A emenda já destina para pagamento de cada cirurgia no valor SUS, que cobra R$ 643,00.

Para viabilizar a realização das cirurgias, a secretaria de saúde realizou levantamento de prestadores de serviços, o qual se apresentou o Instituto dos Olhos de Caicó, que se credenciou a fazer as cirurgias por 670,00R$. Desta forma a Prefeitura municipal, se comprometeu em arcar com a contrapartida de R$ 27,00, por cirurgia.

Portanto, a secretaria de saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, realizaram plenária para debater sobre o assunto, e foi apresentado lista de demanda para cirurgias de catarata. Na ocasião a secretária Luciana Azevedo, explicou que apesar de o recurso ser destinado para 20 cirurgias, só poderia ser liberado para 10 pacientes, ou seja, uma vez que cada paciente realiza procedimentos em ambos os olhos, teria que ser garantido o tratamento total. Sendo assim, foi ofertado a cirurgia para 10 pacientes, conforme as urgências orientadas em requisições, os quais estarão realizando o procedimento neste sábado e domingo (04 e 05).

Estes pacientes, também tiveram acesso ao Risco Cirúrgico, que foi realizado em nossa unidade de saúde, o que proporcionou mais conforto e comodidade para nossos usuários, que em sua maioria são idosos acima de 70 anos.

A secretaria arquivou toda a documentação comprobatória, tanto da Emenda, quanto dos trâmites das cirurgias.

Por fim, a secretária de saúde - Luciana Azevedo, destaca o "agradecimento especial, a Prefeita Drª Fátima, que não tem medido esforços para ir em busca de melhorias, e por estar sempre buscando Emendas Parlamentares para nosso município, em especial para nossos serviços de saúde. O que tem surtido efeito positivo, mesmo diante da terrível crise a qual a saúde pública atravessa, a nível nacional.

Nossa Ouro Branco, tem caminhado de forma equânime, sempre buscando resolver ao máximo, os problemas e necessidades trazidas pelos nossos usuários."