Benefício propiciará instalação de sistemas simplificados de abastecimento de água

O município de Ouro Branco, Rio Grande do Norte, está entre os beneficiados com a ação empreendida pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), a qual apresentou sugestão de critérios para seleção de 36 cidades potiguares que serão beneficiadas com a instalação de sistemas simplificados de abastecimento d’água. Referidos critérios foram aprovados pelo Comitê Gestor do programa Água para Todos no Rio Grande do Norte.

Serão distribuídas aos municípios 126 sistemas de abastecimento que serão implantados pelas próprias prefeituras. O investimento é da ordem de R$ 16,4 milhões, advindos do Governo Federal. As obras serão supervisionadas pelo DNOCS.

Ouro Branco foi selecionado por ser um dos municípios ainda não contemplados pelo Governo do Estado. Outro critério é que está entre os municípios em que foram registrados os menores índices pluviométricos no período de janeiro a julho deste ano.

Outro critério levado em conta foi a população da zona rural.

Por sugestão do Ministério da Integração Nacional, o número mínimo de sistemas de abastecimento por município não deve ser inferior a dois. Sendo assim, o município terá no mínimo de dois e o máximo de cinco sistemas simplificados de abastecimento d’água. O valor médio da implantação do sistema é de R$ 130 mil.