A Supervisora do Programa Criança Feliz, Ernestina Stephane, participou, na última semana, na Capital do Estado, Natal-RN, do encontro 1ª Infância no SUAS.
O encontro teve como objetivo planejar, monitorar e avaliar monitorar o Programa Criança Feliz/Primeira Infância no SUAS, no Rio Grande do Norte.
O Programa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e contexto. Foi instituído pelo Decreto nº 8.869 de 5 de outubro de 2016, coordenado pelo então Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, que visava articular ações das políticas de assistência social, saúde, educação, cultura e direitos humanos.
Tem como público famílias com gestantes e crianças na primeira infância, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, inseridos no CadÚnico ou no BPC e envolve competências e atribuições a nível federal, estadual e municipal. Tem como um de seus princípios a atenção à criança na primeira infância, considerando, necessariamente, sua família, o território e seu contexto de vida.
As ações do Programa se efetivam através de visitas domiciliares realizadas por visitadores, que atuam na identificação das necessidades e potencialidades das famílias e possibilitam suportes e acessos para fortalecer a sua função protetiva e o enfrentamento de vulnerabilidades.