A Escola Municipal José Nunes de Figueiredo (EMJONF), realizou, na tarde desta quarta-feira (16), a Gincana Literária. O evento envolveu toda a comunidade escolar com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Além disso, pode possibilitar a promoção do protagonismo dos estudantes.

As turmas foram distribuídas em três equipes e cada uma trabalhou um livro diferente: equipe um – O Auto da Compadecida, do autor Ariano Suassuna; equipe dois – Os Miseráveis, escrito pelo poeta Victor Hugo; e equipe três – Meu Avô Africano, de Carmen Lucia Campos. As provas estimularam os alunos a apresentarem elementos dos livros trabalhados, como biografia dos autores, sinopse das histórias, pinturas artísticas baseadas nos livros e apresentações teatrais.

Após cada apresentação, as equipes eram pontuadas pelos jurados, entre os quais estavam a Secretária Municipal de Educação, Hellen Angeline; e o Diretor da Instituição, Kiarelly Martins, e ao final ocorreu a divulgação do resultado geral, conforme a seguir:

Terceiro lugar: equipe três;

Segundo lugar: equipe dois; e

Primeiro lugar, equipe um.

A premiação acontecerá na próxima segunda-feira (21), durante a abertura dos Jogos Escolares.