Em 07 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga. Deste fato tão importante na nossa história, celebramos 200 anos ontem, 07 de setembro de 2022.

Em Ouro Branco, a data foi comemorada com grande desfile cívico, que percorreu as principais ruas da cidade, levando às ruas as Instituições Escolares do município, com seus alunos, funcionários e bandas marciais, concentrando-se no Largo Monsenhor Ernesto.

Este ano, além das Escolas, tivemos a presença do pelotão do Exército Brasileiro, do 1º Batalhão de Engenharia de Construção, da cidade de Caicó-RN, que chegou ao local do evento ao som da Filarmônica Manoel Felipe Nery.

Após a chegada dos pelotões que trabalharam os 200 anos da independência e a importância da educação, aconteceu o cerimonial, em frente à Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, com a presença do excelentíssimo senhor Prefeito, Samuel Oliveira de Souto, e sua esposa, a Primeira-dama, Amanda Cristina Lucena da Costa. Além do Chefe do Executivo, estiveram presentes o Chefe do gabinete Civil da Prefeitura Municipal, Elizeu Gomes; o Presidente da Câmara, Vereador Paulo Dantas e demais Vereadores da Legislatura; o Subtenente Antônio Galdino Filho, que representou o Comandante do Destacamento de Polícia Militar de Ouro Branco, o 2º Sargento Josenilson de Medeiros Pereira; o Tenente Lucas Ribeiro, que na ocasião representou o Comandante do 1º Batalhão de Engenharia de Construção, da cidade de Caicó-RN, o Tenente-coronel Enzo Kato; a Secretária Municipal de Educação, Hellen Angeline e demais Secretários Municipais; o senhor Leonardo Gomes, que representou a senhora Suenyra Nóbrega, diretora da 10ª DIREC de Caicó-RN; os Diretores das Escolas Municipais e Estadual, Mary Jane, Humberto Medeiros, Kiarelly Martins, Dalisangela Kecia, Eurinete Santos e Noaldo Medeiros, respectivamente; o Padre Rivaldo Dantas, Pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo; o Pastor João Batista, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus; e demais autoridades presentes.

Em sua fala, o Prefeito Samuel destacou a importância do momento para os brasileiros que, neste 200 anos, lutam diariamente por uma nação da qual temos orgulho e que é “gigante pela própria natureza”, grandeza esta que se projeta para o futuro. Também parabenizou as Escolas, com seus Diretores, funcionários, alunos e pais pela grandeza e beleza do desfile, destacando que é compromisso da Administração Municipal ofertar sempre uma educação de qualidade e referência.

Em seguida, ocorreu o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela nossa Filarmônica, e a abertura dos jogos da Semana da Pátria, com a chegada da chama que acendeu a pira olímpica. Ato realizado pelo atleta João Vitor Costa de Araújo que representou Ouro Branco nas Paralimpíadas Escolares do Norte e Nordeste e foi classificado para a etapa nacional que acontecerá no mês de novembro, em São Paulo-SP.

A solenidade foi encerrada com a apresentação das bandas marciais da Escola Municipal José Nunes de Figueiredo e Escola Estadual Manoel Correia.

confira todas as fotos do evento AQUI.