Na noite de segunda feira (04), os professores das escolas municipais foram convidados a participar de uma capacitação com o tema: SAÚDE DO PROFESSOR, na sede da Secretaria Municipal de Educação, onde puderam contar com a participação da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) discutindo temas pertinentes a prevenção da saúde do professor.

A reunião foi aberta pela secretária de Educação Meirielle Lucena, que deu as boas-vindas a todos os profissionais que se dispuseram a estar presentes e fazer a diferença adquirindo novos conhecimentos sobre como melhorar a própria saúde.

Em seguida, a secretária de Saúde Luciana Azevedo, falou sobre o objetivo desta ação, que é “Cuidar de quem cuida! Já que os professores têm a responsabilidade de passar muitas horas com nossos filhos, merecem ser cuidados.”

O Educador Físico Roberto Jeferson, contou sobre o programa Saúde Trabalhador, onde também os professores se enquadram. Citou doenças comuns na função de lecionar como: Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e a tendinite.

Ele que usa a Atividade Física para prevenir problemas de Saúde, ensinou alongamentos que podem ser feitos em poucos minutos e até mesmo em sala de aula, com os alunos.

A fonoaudióloga Daiane, demonstrou exercícios de Aquecimento e desaquecimento vocal.

“A voz é um dos maiores instrumentos do professor. Assim como cuidamos do corpo, devemos cuidar da voz, para evitar problemas futuros.”

A Psicóloga Aline, disse que a maior demanda em sua área, vem das escolas. E que seu objetivo é ajudar os professores a lidar principalmente com alunos especiais e o estresse ocupacional.

A nutricionista Ana Medeiros, Deu dicas de alimentação e sucos e chás naturais que vão fortalecer os cuidados com a voz como: maçã, limão, hortelã e gengibre.

Ao final, foi decidido que mensalmente serão promovidos novos encontros entre os professores e a equipe do NASF, para que trabalhando juntos possam contribuir para o bem estar de professores e alunos.