Considerando a necessidade de avaliação criteriosa para a vacinação das crianças, o Ministério da Saúde MS, por meio da Nota Técnica Nº02/2022 apresenta as recomendações sobre a estratégia vacinal para essa população.

No Estado do Rio Grande do Norte, esta vacinação foi aprovada pela Câmara Técnica e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), devendo ser oferecida a todas as crianças com idade entre 5 a 11 anos, desde que acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

A estratégia inicial é que a vacina seja oferecida a crianças com comorbidades. Segundo a Nota Técnica Nº02/2022 do Ministério da Saúde “Os fatores de risco para COVID-19 grave em crianças relatados são: obesidade, maior idade, e comorbidades (diabetes tipo 2, asma, doenças cardíacas e pulmonares e doenças neurológicas, distúrbios dodesenvolvimento neurológico e doenças neuromusculares)”, devendo ser essas as comorbidades priorizadas para a vacinação.

Confira todas as informações desta etapa da vacinação para crianças, no post.