O município de Ouro Branco-RN aparece em 4° lugar na região Seridó e em 14° dentre os 167 municípios do estado do Rio Grande do Norte no ranking do Programa Previne Brasil, que normatiza o repasse das transferências para os municípios, que são distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. Tal modelo tem como princípio a estruturação de um financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. Segundo página oficial do programa, o "Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas".

Para a secretária de Saúde, Luciana Azevedo, "Os resultados do ranking do programa Previne Brasil, mostram o quanto o nosso município tem compromisso com a saúde do nosso povo. E é assim que continuamos, gestão e profissionais de saúde, fazendo o nosso melhor na saúde primária, tão fundamental para a nosso população".

O prefeito Samuel Souto ressaltou: "Estamos felizes com o resultado. Isso mostra o empenho de nossos profissionais de saúde. Isso mostra também que os recursos destinados ao nosso município são aplicados com eficiência, e isso traz consequências positivas para o nosso povo. Parabenizo todos os profissionais de saúde, que mesmo diante de cenário tão complicado com a pandemia, mantiveram-se firmes e conseguiram desempenho digno de louvor".

Mesmo diante do quadro de pandemia, a equipe conseguiu, paralelamente, entre os cuidados com a prevenção à Covid-19 e vacinação, manter as ações que são referência para o programa Previne Brasil.

Vale ressaltar que o município foi destaque também no tocante à equipe de saúde bucal, ficando em 1º lugar no Seridó na última avaliação, alcançando a maior porcentagem de consultas odontológicas de gestantes, que é uma das metas do programa em comento.

 O setor da Saúde de Ouro Branco-RN conta com uma policlínica estrutura, duas unidades básicas de saúde, consultórios odontológicos, vários veículos para atendimento à população, centro de endemias e vigilância sanitária, dentre outros equipamentos que corroboram com esse cenário positivo.