Nos dias 14 e 15 deste mês, a Equipe da Secretaria de Saúde composta pela Secretária Luciana Azevedo, a Coordenadora de Vigilância Sanitária e Epidemiológica e o Diretor de Sistemas Robson Oliveira, participaram de duas importantes reuniões para o fortalecimentos da boa qualidade dos serviços de saúde neste período que se está organizando a volta das atividades em sua integralidade.

No dia 14 foi abordada a importância de capacitar os Profissionais da Atenção Primária acerca do Caderno de Atenção Básica nº 41 – Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que visa a qualificação do cuidado à saúde desenvolvido pelas equipes de atenção básica / equipes de saúde da família (eAB/eSF), considerando as relações entre o trabalho e as condições de saúde e doença dos(as) usuários(as) trabalhadores(as) na população sob sua responsabilidade. Apresenta aspectos conceituais, ferramentas para o manejo clínico e estratégias de intervenções terapêuticas e de promoção e vigilância dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, organizados a partir do processo de trabalho das equipes.

Os principais temas trabalhados foram: acidente de trabalho com material biológico; acidente grave de trabalho; prevenção da perda auditiva induzida por ruídos no ambiente de trabalho; 10 passos para uma alimentação saudável e prevenção da Silicose.

No dia 15 ocorreu encontro presencial do projeto "A organização da atenção ambulatorial especializada em rede com a atenção primária à saúde" - PlanificaSUS, realizada às 14h, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Caicó.

PlanificaSUS é um projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e que tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS), por meio do ProadiSUS.

O Planifica Permite desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários sob a sua responsabilidade, baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas.

Desta forma, agradecemos ao nosso Prefeito Samuel Souto pelo apoio em nos proporcionar as condições favoráveis pra que possamos desenvolver a equidade em nossos serviços, e ensejamos que nossas equipes possam estar preparadas de forma responsável e com compromisso na integralidade à atenção à saúde de todos os usuários, com visão em sua dignidade, frisou Luciana Azevedo, Secretária de Saúde.