A Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Branco informa que, nas últimas 48 horas, nossa equipe atendeu 04 pacientes com síndrome gripal que, após avaliados, foram considerados casos suspeitos para COVID-19, conforme a seguir:

- Gênero feminino, 32 anos - aguarda exame; 

- Gênero feminino, 22 anos - aguarda exame; 

- Gênero masculino, 42 anos - realizou swab rápido - negativo para COVID-19; 

 - Gênero masculino, 47 anos - aguarda exame.

Nestas 48 horas, também recebemos do LACEN-Natal, mais 08 resultados de exames, sendo:

- Gênero feminino, 32 anos - positivo para COVID-19; 

- Gênero feminino, 37 anos - positivo para COVID-19; 

- Gênero masculino, 22 anos - positivo para COVID-19; 

- Gênero masculino, 19 anos - positivo para COVID-19;

- Gênero feminino, 77 anos - negativo para COVID-19;

- Gênero feminino, 43 anos - negativo para COVID-19;

- Gênero feminino, 26 anos - negativo para COVID-19;

- Gênero masculino, 67 anos - negativo para COVID-19.

Também tivemos um teste rápido de uma criança comunicante de casos positivos. Resultado: IGM reagente. O mesmo encontra-se em monitoramento.

Alguns casos suspeitos foram descartados por sorologias.

Comunicamos, por oportuno, que temos um paciente do gênero masculino, de 36 anos, internado em nossa referência - Hospital Regional de Caicó, com o seguinte quadro clínico: PACIENTE SEGUE ESTÁVEL, NO MOMENTO EM CN 3L/ MIN, SATURANDO 96% - DISPNEIA LEVE. Informações repassadas a esta Secretaria de Saúde, na manhã de hoje, pela CENTRAL DE ACOLHIMENTO E ORIENTAÇÃO FAMILIAR E COMUNITÁRIA DO HOSPITAL REGIONAL DO SERIDÓ TELECILA FREITAS FONTES - HRS

Comunicado importante: 

O LACEN-RN INFORMA QUE, DEVIDO AO AUMENTO DA DEMANDA EM TODO O ESTADO DO RN, A LIBERAÇÃO DOS EXAMES COVID-19 PCR SÓ SERÁ POSSÍVEL EM, NO MÍNIMO, 72 HORAS. GRATOS PELA COMPREENSÃO!

Portanto, no momento, temos 21 casos positivos ativos e 03 suspeitos aguardando exames. Todos estão sendo monitorados pelas equipes.  

Como pode se observar, o número de casos positivos, em nosso município, ainda está alto.
Por isso é de extrema importância que intensifiquemos o uso de máscara (barreira de proteção mais eficiente) ao sair de casa e em lugares de maior trânsito de pessoas. A prevenção em massa é a única forma de quebrar a cadeia de disseminação do CORONAVÍRUS.
Devemos continuar fazendo nossa parte. Se puder, fique em casa! Se precisar sair, use máscara! Mantenha os hábitos de higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70%, e dos ambientes de uso coletivo com água sanitária.
A diminuição da disseminação do Coronavírus, em nossa comunidade, se deve aos cuidados de cada um de nós. Que continuemos alertas!

Ouro Branco-RN, 15 de julho de 2021.
Luciana Azevedo – Secretária de Saúde.