Levando-se em consideração a chegada de novas doses de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde e seguindo os calendários definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e pelo Programa Estadual de Imunização, bem como as orientações da Coordenação Regional de Imunização, foi realizada reunião com o Prefeito Samuel Souto e a Secretária Luciana Azevedo, e representante da Equipe de Vacinação do Município, a enfermeira Maria das Vitórias, onde foi planejada a vacinação dos garís que desempenham o trabalho de limpeza urbana. A articulação se justifica pelo fato de que esta categoria é considerada um serviço é essencial, pois, mesmo nos períodos mais críticos da pandemia, os mesmos continuaram prestando seus serviços que os colocam entre os grupos mais expostos ao risco de contágio pelo coronavírus, já que estes têm contato direto com o descarte de lixo domiciliar que, potencialmente, contém materiais possivelmente contaminado.

Este público está sendo incluído como prioridade neste momento, pois tivemos um saldo de vacina, mesmo que pequeno, porém suficiente para atender esta categoria. Assim sendo, a vacinação destes profissionais de limpeza urbana acontecerá nesta quarta-feira (16), às 13 horas, na Unidade Básica de Saúde II.

Dessa maneira, nosso Município seguirá agindo sempre com responsabilidade e ética, obedecendo todos os critérios de prioridades e avaliando o risco eminente de exposição ao coronovirus.

Por fim, se faz importante destacar que já estamos recebendo doses para o público em geral e que, em breve, daremos início a realização da vacinação seguindo alguns critérios para organização do fluxo de pessoas, para que não se gere aglomerações nas Unidade de Saúde.