Na manhã da última segunda-feira (17), o Prefeito Samuel Souto recebeu o Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Genilson Jerônimo, o Chefe do Departamento de Agricultura, José Clementino, e o Técnico da EMATER-RN, Francisco Guaraci.

O objetivo do encontro foi o de firmar parceria, através de termo para cessão temporária de uma máquina colhedora de forragem (ensiladeira) e um carroção, com objetivo de atender as demandas dos agricultores do nosso Município.

Para o Prefeito, o maquinário vai proporcionar uma melhora fundamental no trabalho do homem e da mulher do campo. “Sabemos da importância que a agricultura representa para a economia do nosso Município. Diante disso, é que firmamos mais esta importante parceria com a EMATER, visando a melhoria das condições de trabalho dos nossos agricultores”, destacou Samuel.

De acordo com o Técnico da EMATER, Francisco Guaraci, a produção pecuária é de longe a atividade rural mais promissora na agricultura familiar do Seridó. Entretanto, esta vem sofrendo bastante com os percalços climáticos característicos da região semiárida. As intempéries climáticas afetam muito os custos de produção, principalmente na alimentação do rebanho, que é o fator que representa entre 40 e 60% dos custos totais da bovinocultura. Assim, o processo realizado pela colhedora de forragem irá dinamizar o processo de produção de silagem, garantindo um trabalho mais ágil, alto rendimento e uma boa qualidade nos produtos finais, ou seja, o alimento de qualidade produzido no período chuvoso para atender às demandas dos rebanhos, durante o período de estiagem (Projeto Ensilando Saberes, Colhendo Conhecimentos. Autor: EMATER/RN - Escritório de Ouro Branco).

Para mais informações ou realizar a solicitação do serviço, os agricultores interessados deverão buscar a Secretaria de Agricultura, localizada na Rua João Melquíades, nº 31, ou a EMATER local.