Em parceria com a EMATER, a Prefeitura de Ouro Branco realiza a distribuição de sementes para o plantio, através do “Programa banco de sementes”, que fornece organização aos agricultores familiares para recebimento e distribuição das sementes, bem como, a entrega de mudas de palmas forrageira, por meio do Programa “palmas para quem planta”.
Atualmente, a palma forrageira faz parte da alimentação dos rebanhos de zonas áridas e semiáridas. Além de contém uma alta palatabilidade e produção de biomassa, é resistente à seca, características que fazem dessa planta um alimento valioso para os rebanhos de nossa região. No Semiárido brasileiro, a palma forrageira é cultivada em larga escala e utilizada ao longo do ano, o que a torna um componente fundamental para a sustentabilidade de importantes bacias leiteiras do Nordeste.
Para introduzir a cultura da palma forrageira de forma mais categórica, na pecuária do município, é que o projeto “palmas para quem planta” foi pensado. O foco é introduzir pequenas áreas no município, chamadas de sementeiras, onde os produtores poderão iniciar seus plantios e testar a viabilidade da cultura em suas propriedades.