Profissionais da SESAP e da Secretaria de Saúde de Ouro Branco-RN
Durante toda essa semana, uma equipe de profissionais de saúde da Secretaria de Saúde Pública do RN (SESAP), e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estiveram percorrendo as comunidades rurais Lages e São Roque de Baixo com o intuito de coletar amostrar de sangue de moradores em áreas nas quais foram encontrados “barbeiros”.
Os exames buscam detectar, através de exames laboratoriais, a doença de chagas.
Os profissionais que realizaram o trabalho se disseram satisfeitos com a receptividade da população, e ressaltaram a importância dessa investigação para a saúde da comunidade.
Doença de Chagas
A doença, é uma antropozoonose causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi.Observam-se duas fases clínicas: uma aguda, que pode ou não ser identificada, podendo evoluir para uma fase crônica caso não seja tratada com medicação específica.
No Brasil, devido à transmissão vetorial domiciliar ocorrida no passado e hoje interrompida, predominam os casos crônicos. Estima-se que existam entre dois e três milhões de indivíduos infectados. No entanto, nos últimos anos, a ocorrência de Doença de Chagas aguda tem sido observada em diferentes estados, em especial na região da Amazônia Legal, principalmente, em decorrência da transmissão oral.