A Prefeitura de Ouro Branco-RN, através da Secretaria Municipal de Saúde e em atendimento à NOTA INFORMATIVA Nº 11/2021 - SESAP – SUVIGE e à NOTA INFORMATIVA CONJUNTA Nº 01/2021/SESAP/COSEMS - RN -SUVIGE/SESAP - CVS/SESAP, vem informar a população sobre a PROGRESSÃO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 no município de Ouro Branco e reforçar sobre os grupos prioritários, conforme a determinação de prioridades, por parte das Notas Estaduais supracitadas.

Informamos, ainda, que o cronograma a seguir será desenvolvido por áreas. Ou seja, a equipe de vacinação juntamente com o Agente de Saúde, fará a vacinação no domicílio do Idoso.

Este cronograma poderá passar por alteração, de acordo com o número de idosos dessa faixa etária no município, pois poderá haver a necessidade de mais dias ou menos dias para proceder cada etapa referente à vacinação específica para essa idade. Assim, o município têm autonomia para reorganizar o cronograma próprio desde que respeite a ordem decrescente de idade para a vacinação, isto é, do mais idoso para o menos idoso. E deve observar que só podem passar para a faixa etária “menor” quando esgotarem todos os idosos referentes à faixa etária anterior.

PESSOAS COM 75 ANOS OU MAIS ACAMADOS

Os municípios devem se organizar para fazer a vacinação nos domicílios, de forma planejada e com atenção para que não haja perda de doses; uma vez que o frasco contém 10 doses e, após aberto, haverá obrigatoriamente a necessidade de todas as doses do frasco serem usadas no prazo de SEIS HORAS. Desta forma, orientamos o planejamento prévio das equipes vacinadoras quanto à logística da vacinação aos idosos acamados, de modo que exista uma lista principal e outra de suplência de idosos acamados da área que serão vacinados a cada dia, pois caso haja alguma impossibilidade de vacinação das pessoas da lista principal vacinam-se os idosos suplentes, reduzindo a possibilidade de perda de doses. Ainda se houver doses residuais em frasco aberto no fim do expediente da sala de vacinação, mesmo com a realização do planejamento descrito anteriormente, a equipe deverá administrar tais doses em indivíduos que atendam aos critérios dos grupos prioritários estabelecidos nesta fase 1 de vacinação. Entende-se que as doses devem ser administradas nos grupos previstos no cronograma acima e, diante da realização da dose em indivíduo que não atenda ao cronograma previsto, mas que esteja no grupo prioritário da fase 1, deve ser registrada observação no ato do registro da vacinação no sistema RN+VACINA justificando tal aplicação. É inadmissível, por parte deste programa estadual de imunização, uma eventual perda de dose por não aplicação, em caso de frasco aberto, como também vacinação de indivíduos que não atendam aos critérios dos grupos prioritários desta fase em curso.

VACINAÇÃO DE DEMAIS TRABALHADORES EM SAÚDE

A retomada da vacinação dos demais trabalhadores de saúde que não estão na “linha de frente” e que ainda não foram vacinados até o presente momento, ocorrerá após a finalização da vacinação do grupo de pessoas de 75 anos ou mais e, diante da disponibilidade de doses enviadas pelo MS, a Secretaria Estadual de Saúde Pública mantém o compromisso de informar a todas as Secretarias Municipais de Saúde e população sobre a progressão da campanha de vacinação e os grupos que serão priorizados.

DEMAIS GRUPOS PRIORITÁRIOS

Tão somente com a conclusão das fases já previstas é que será possível procedermos com a vacinação dos demais grupos prioritários e população em geral. Como já destacado em outros documentos, o Ministério da Saúde estima vacinar toda a população em até 16 meses.

Mais informações pelo telefone 3477-0158, das 07h às 11 e das 13h às 16h

Luciana Silva de Azevedo Lucena