A Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Branco informa que, nas últimas 24 horas, nossa equipe atendeu mais 04 pacientes com síndrome gripal. Após avaliados, foram considerados casos suspeitos para COVID-19, conforme segue abaixo as informações pertinentes:
- Gênero feminino, 27 anos, SWAB coletado - aguarda resultado;
- Gênero feminino, 67 anos, SWAB coletado - aguarda resultado;
- Gênero feminino, 67 anos, SWAB coletado - aguarda resultado;
- Gênero masculino, 28 anos, SWAB coletado - aguarda resultado;
- Coletado swab que estava agendado, de paciente do gênero feminino, 90 anos - aguarda resultado;
- Coletado swab que estava agendado, de paciente do gênero feminino, 65 anos - aguarda resultado;
- Agendado para amanhã, de paciente do gênero feminino, 45 anos, relatada no boletim anterior.
- Quanto ao paciente do gênero masculino, 53 anos, que estava com swab agendado, nossa equipe ainda não conseguiu encontrá-lo no domicílio para coleta. Estamos articulando outras estratégias para testar o paciente, já que o mesmo é de extremo grupo de risco.
Nas últimas 24 horas, nossa equipe também havia programado alta de paciente do gênero feminino, 63 anos, que haviam testado positivo há mais de 14 dias. Porém, a mesma não compareceu ao serviço para receber atestado. Mesmo assim, de acordo com o acompanhamento e monitoramento da equipe, uma vez que a mesma não queixa-se mais de sinais e nem sintomas, estará constando em nosso boletim enquanto recuperada da COVID-19.
Hoje pela manhã recebemos, do LACEN- Natal, o resultado de swab que estávamos aguardando, conforme informações abaixo:
- Gênero masculino, 29 anos, positivo para COVID-19.
O MESMO ESTÁ DEVIDAMENTE ORIENTADO SOBRE OS PROTOCOLOS DE ISOLAMENTO DOMICILIAR E ESTÁ SENDO MONITORADO PELA EQUIPE DE SAÚDE.
Portanto, no momento, temos 13 casos positivos ativos e monitorados pelas equipes e 08 suspeitos, também monitorados, aguardando resultados de exames.
Como pode se observar, o número de casos positivos em nosso município está aumentando cada dia mais. Por isso é de extrema importância que intensifiquemos o uso de máscara (barreira de proteção mais eficiente) ao sair de casa e em lugares de maior trânsito de pessoas. A prevenção em massa é a única forma de quebrar a cadeia de disseminação do CORONAVÍRUS.
Por isto, devemos continuar fazendo nossa parte. Se puder, fique em casa! Se precisar sair, use máscara! Mantenha os hábitos de higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70%, e dos ambientes de uso coletivo com água sanitária.
A diminuição da disseminação do Coronavírus, em nossa comunidade, se deve aos cuidados de cada um de nós. Que continuemos alertas!
Ouro Branco-RN, 31 de dezembro de 2020.
Luciana Azevedo – Secretária de Saúde.