A Prefeitura Municipal de Ouro Branco-RN já implantou e efetivou o funcionamento o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que tem como objetivo apoiar a consolidação da Atenção Básica no município, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

A equipe que já está atuando é composta por: Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e  Educador Físico.

O atendimento dos profissionais que integram o NASF acontece nas segundas e terças-feiras, nos postos da Estratégia da Saúde da Família (ESF).

A Secretária de Saúde, Elismária Medeiros, destaca a importância da equipe do NASF: “Com a efetivação da equipe do NASF em nosso município, temos a possibilidade de realizar uma assistência mais efetiva, através do atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, com foco nas ações de prevenção e promoção da saúde“.

A equipe do NASF configura-se como uma equipe multiprofissional que atua de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para a população atendida e com o Programa Academia da Saúde, que deverá ser implantado em breve.