Nesta quarta teve início mais um grupo Antitabagismo, que tem por objetivo tratar pessoas que fazem uso do tabaco, mas que desejam parar de fumar. É importante informar que o próximo grupo só será formado daqui a 3 meses, e que quem desejar parar de fumar através deste tratamento, deverá procurar seu Agente de Saúde para este possa inseri-lo na lista. Esta ação faz parte do Projeto iniciado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) - órgão do Ministério da Saúde responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da Rede de Tratamento do Tabagismo no SUS, em parceria com Estados e Municípios e Distrito Federal. A Rede foi organizada, seguindo a lógica de descentralização do SUS para que houvesse o gerenciamento regional do Programa tendo como premissa a intersetorialidade e a integralidade das ações. Cada grupo é composto de 15 usuários, que são acompanhados por nossa equipe (multidisciplinar e multiprofissional) durante três meses, e também são monitorados quanto ao uso da medicação que faz parte do tratamento. A enfermeira Diana Cesarino (PSF I) faz uma orientação importante sobre a medicação prescrita para os tabagistas “qualquer dúvida que pacientes/usuários tiverem em relação a medicação, como por ex: alguns efeitos colaterais, devem procurar os médicos de suas respectivas áreas (PSF I e PSF II), para que se possa acompanhar e orientar sobre as formas de minimizar esses efeitos, pois mesmo a medicação ajudando bastante na abstinência, sabemos que poderá haver casos em que haja efeitos contrários, e assim só o médico poderá intervir de forma eficaz neste aspecto ”O uso de medicamentos tem um papel bem definido no processo de cessação do tabagismo, que é o de minimizar os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina, facilitando a abordagem intensiva do tabagista . Medicamentos não devem ser utilizados isoladamente, e sim em associação com uma boa abordagem. É fundamental que o tabagista se sinta mais confiante para exercitar e pôr em prática as orientações recebidas durante as sessões da abordagem intensiva. Os medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo na Rede do SUS são os seguintes: Terapia de Reposição de Nicotina (adesivo transdérmico e goma de mascar) e o Cloridrato de Bupropiona. Algumas informações são de extrema importancia, como por exemplo sobre a abstinência da nicotina (sintomas provocados pela falta da nicotina) que é considerada uma droga bastante danosa. A nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool, com uma diferença: leva entre 7 a 19 segundos para chegar ao cérebro. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a ser menores com o tempo. Quando o fumante para de fumar, pode apresentar alguns sintomas desagradáveis, tais como: dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica e outros. Esses sintomas caracterizam a síndrome de abstinência da nicotina, porém, não acontecem com todos os fumantes que param de fumar. Quando acontecem, tendem a desaparecer em uma a duas semanas (alguns casos podem chegar a 4 semanas). Entretanto parar de fumar é algo que deve ser entendido além de um simples ato, é além de tudo cuidar e preservar a saúde e consequentemente a própria vida. Em nosso município, nos últimos dois anos já perdemos 5 pacientes por câncer de laringe, pulmão, orofaringe, dentre outros semelhantes, provocado pelo uso do cigarro. E o que nos aflige é justamente porque este tipo de câncer é prevenível ao parar de fumar. Assim Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame, pois os benefícios trazem uma melhor qualidade de vida e até a cura em alguns casos. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

 Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

 Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.

 Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

 Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
 Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.

 Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

 Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

 Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram. Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer. Então incentive seu ente querido a parar de fumar, ajude-o a fazer parte de um de nossos grupos,o tratamento é 100% gratuito, e aqui em nosso município já tivemos mais de 10 pessoas curadas deste grande mal chamado ‘vício do cigarro’. Procure o seu Agente de Saúde para obter mais informações.

Luciana Azevedo – Secretária de Saúde