Elevado à categoria de município com a denominação de Ouro Branco, pela lei estadual nº 907, de 21/11/1953, acompanhou-se o seu desmembramento de Jardim do Seridó, instalando-se oficialmente em 1º/01/1954.

Em 1953, assim, dava-se a Emancipação Política de Ouro Branco, depois de tentativas e resistências na Assembléia Legislativa e no próprio município.

Luiz Basilisso, morador da localidade, conhecido popularmente como um “curandeiro”, junto ao Deputado Estadual João Guimarães, conseguiu levar à frente o projeto emancipacionista, sendo considerado por historiadores locais como patrono da Emancipação.

A primeira eleição municipal ocorreu em 1954, sendo disputada por dois partidos: a UDN, que tinha como candidato Luiz Basilisso, mediador e condutor do processo de emancipação, e o PSD, representado pelo senhor Manoel Nogueira do Nascimento, ligado à influente família dos Medeiros, de Jardim do Seridó. O candidato de melhor aceitação popular, segundo a história local, era o primeiro. Porém, venceu o segundo. Este assumiu o poder em 1º de Fevereiro de 1955, e governou até 31 de Janeiro de 1959.

Quadro Sinótico dos Prefeitos que governaram o município de Ouro Branco-RN, desde a sua emancipação política (1953):

Segundo o Censo 2010, feito pelo IBGE, a população de Ouro Branco é de 4.699 habitantes.

O Poder Legislativo é composto por 09 vereadores, e é atualmente presidido pela vereadora Eurinete dos Santos Silva (PHS).

O Poder Executivo é comandado, pela primeira vez, por uma mulher. A odontóloga Drª Maria de Fátima Araújo da Silva (PT), tendo como vice o médico Dr. Francisco Lucena de Araújo Filho (PSB).

Origem do Nome Ouro Branco

Em 1918, diante da possibilidade de mudanças no nome do povoado Espírito Santo, considerando assim, a importante presença da cotonicultura na economia do município, foi apresentada por Abdon Nóbrega a proposta de um novo nome – Ouro Branco – que correspondendo ao sinônimo literário do algodão mocó (Gossypim purpurascenspion), simbolizaria a riqueza da terra. A mudança de nome foi homologada por lei em 1920. Entre 1944 e 1948, a Vila recebe um novo nome – Manairama – simbolizando ainda a riqueza e abundância do algodão no lugar. A mudança de nome não conseguiu obter aprovação popular.

Composta por uma população de 4.334 habitantes no ano de 1950, e dependendo politicamente da Vila independente de Jardim do Seridó, a Vila de Ouro Branco representada por uma pequena parte de sua população, ao lado da significante presença do Sr. Luiz Basilisso, consolida os primeiros passos na luta por emancipação.

Luiz Basilisso, mesmo considerado forasteiro, por ser natural da cidade de Santana do Mato (RN) e conhecido por “curandeiro” por medicar os doentes com seus remédios homeopáticos, ingressou ativamente na política do município. Como mediador do processo de emancipação política, buscou apoio no Deputado Estadual João Guimarães, considerado patrono do Projeto de Criação do município. Este projeto ficou conhecido por encontrar resistências dentro da Assembléia Legislativa e dentro do próprio município.

No dia 1º de Janeiro de 1954, no edifício do Grupo Escolar local, na cidade de Ouro Branco do Estado do Rio Grande do Norte, sob a presidência do Sr. Cabo Francisco Pinheiro de Queiroz, subdelegado de polícia, na conformidade das constituições Federal e Estadual, com alteração da Lei nº 907 de 21 de Novembro de 1953, criou-se o município de Ouro Branco.