Aconteceu nesta sexta feira (27) na Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, a 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

O importante evento teve início com um café da manhã e credenciamento às 7H.

O cerimonialista Lenilson Azevedo motivou a formação da mesa e convidou a Prefeita Fátima Silva, a secretária de saúde Luciana Azevedo, o articulador municipal do Selo Unicef Reinaldo Freitas, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Kiarelly Martins, representando o NUCAOB Pedro Henrique, a representante da Sociedade Civil Socorro Lucena e a Conferencista Marli Nobrega. A palavra então, foi facultada e a primeira a falar foi a secretária Luciana Azevedo que pontuou a relevância desse momento que ocorre a cada 4 anos e serve para ajudar a tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais eficiente.

Em seguida, a prefeita Fátima Silva deu Boas vindas e agradeceu pela presença de todos. Fez uma retrospectiva do que foi feito pela saúde municipal desde a Última Conferência Municipal como: Reforma da Policlínica, climatização, compra de móveis e aparelhos; construção de UBS, aquisição de diversos veículos, equipamentos, instrumentos, realização de concurso público que trouxe vários profissionais como dentista para trabalhar em um consultório todo equipado e novo, fisioterapeuta que agora atende em uma sala completamente equipada, psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, enfermeira da Policlínica, Bioquímica, Técnicos de enfermagem. Falou ainda dos médicos plantonistas que atendem na Policlínica Mãe Paula aos finais de semana e à noite durante a semana (exceto às segundas feiras).

Agradeceu ainda pelo trabalho que as equipes de saúde desenvolvem no município, falando especialmente dos Agentes Comunitários de Saúde. Com relação às dificuldades, a prefeita expôs o esforço e compreensão dos profissionais de nível superior que estão desde 2014 sem reajuste no salário e prometeu que, em Maio, após fechar o quadrimestre, será feito um estudo para verificar a possibilidade de conceder esse aumento de salário.

Encerrou sua fala pedindo que todos atuassem durante o dia na conferência, para que assim critiquem construtivamente e juntos possamos levar pautas importantes para as conferências de saúde: Estadual e Nacional.

O próximo a falar foi o presidente do Conselho Municipal de Saúde – Kiarelly Martins que explicou o porquê da escolha do tema: Democracia e saúde para a Conferência. Pediu que ninguém tire o corpo fora nos momentos de falar nos debates. Citou as audiências públicas de saúde que contam sempre com um público mínimo. Não se pode deixar com a prefeita e os vereadores, pois cada um de nós usuários do SUS temos responsabilidade. Logo depois, declarou aberta a 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE e convidou a todos a ficarem de pé e cantar o Hino Nacional.

O cerimonialista Lenilson Azevedo fez a leitura do Regimento da 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE de Ouro Branco. Para votar em alguma mudança no regimento, os delegados levantavam o crachá para demonstrar que concordavam.

A conferencista Marli Nóbrega fez uma explanação sobre o SUS e sua imensa importância para a população e conduziu a Palestra Magna. Marli disse que “A intenção de falar sobre Democracia e saúde é militar em defesa do SUS.” E esse é o momento de enviar nossas sugestões, reclamações e críticas para o Ministério da Saúde, através da Conferência Municipal de Saúde. “Quero viver em um Brasil de pessoas gestando as mudanças todos os dias”.

Convocando a todos para discutir Políticas Públicas de Saúde, explicou a importância das conferências. A palestrante contou alguns exemplos de conquistas que conseguiu na época em que atuou como Coordenadora Nacional do SUS.

Apresentou os eixos a serem trabalhados:

• Saúde como DIREITO
  • Consolidação dos princípios do SUS e
  • FINANCIAMENTO adequado e suficiente para o SUS.

Enquanto Marli falava, abria a palavra para quem quisesse perguntar ou dar exemplos práticos.

Algumas pessoas expressaram sua opinião, fizeram perguntas relacionadas à temática. Meirielle Lucena (Secretária de Educação), Reinaldo Freitas (Articulador do Selo Unicef), Roberto Jefferson (Sociedade Civil), Carlos Azevedo (ACS), a Prefeita doutora Fátima, a enfermeira do PSF I Diana Cesarino, o médico do PSF I Anchieta Moura e a secretária de saúde Luciana Azevedo se apresentaram para puxar alguns temas no debate.

Ao meio dia, teve o intervalo para o almoço que foi servido do mesmo local da Conferência.

Após um breve intervalo, a Conferência foi retomada. A Conferencista Marli Nóbrega falou mais detalhadamente sobre os três eixos e depois separou todas as pessoas em três grupos de acordo com as cores das pastas que foram entregues aleatoriamente no ato da inscrição e credenciamento. Cada grupo recebeu perguntas relacionadas a um dos eixos. Esses grupos se reuniram em salas separadas para discutir e elaborar: 4 propostas para serem levadas à Conferência Estadual, 4 propostas para serem levadas à Conferência Nacional e 4 propostas a nível municipal que vão constar no relatório, mas que não serão encaminhadas a nível estadual, nem nacional.

Quando todos os grupos terminaram as propostas, houve mais uma pequena pausa para um lanche.

Todos voltaram para apresentar as propostas que foram votadas para ser encaminhadas às Conferências: Estadual e Nacional de Saúde.

Para encerrar, foram votados representantes de Ouro Branco que irão participar da Conferência Estadual de Saúde e posteriormente podem participar da Conferência Nacional.

Representantes da Sociedade Civil ( Titulares e Suplentes)

Representantes dos profissionais de Saúde (Titular e suplente)

Representantes da Gestão com a secretária de Saúde Municipal e a Conferencista, escritora e Palestrante - Marli Nobrega.