Nesta segunda-feira (18), às 19h, acontece, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O objetivo do programa é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Os primeiros cursos a serem oferecidos são os de Operador de Computador, e as aulas serão ministradas no próprio CRAS.

Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual são oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para quem concluiu o Ensino Médio e para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) coordena a oferta de vagas de qualificação profissional no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas.

Os cursos serão ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (SENAC e SENAI) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.

A execução do programa é desenvolvida junto à Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, que é responsável pela mobilização dos beneficiários, pré-matrícula e acompanhamento dos alunos, e conta com o apoio dos governo estadual.

Os pré-requisitos para participação no PRONATEC/Brasil Sem Miséria são: Idade a partir dos 16 anos; Estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CADÚNICO (Cadastro Único) mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).