A prefeita de Ouro Branco, Drª Fátima Silva (PT), encontra-se na capital federal, onde participará, nesta terça-feira (12), juntamente com prefeitos de todo o país, da Mobilização Permanente, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Gestores municipais de todo o País devem apontar as dificuldades na gestão, e pedir a aprovação de mais 2% para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). É unânime entre os prefeitos a referência acerca da necessidade de recursos extras para honrar os compromissos, inclusive, pagar o décimo terceiro salário dos servidores públicos municipais no fim do ano.

Para Drª Fátima, “o momento vivenciado pelos municípios brasileiros não é fácil. Os recursos que temos disponíveis não acompanham a demanda, o que obriga os municípios a viverem no limite. Por isso que é tão importante a união de todos nós, gestores municipais, para buscarmos soluções para a crise vivida em nossos municípios“.

Além da pauta no Congresso, outros pleitos serão levados pelos gestores, como a discussão acerca dos pisos salariais de diversas categorias, bem como o pedido para que o Supremo Tribunal Federal (STF) tome uma decisão sobre a nova distribuição dos royalties.

O Movimento deve contar com presença maciça de gestores de todo o país, o que refletirá na força do movimento.

Semana passada, precisamente nos dias 05 e 06 de novembro, prefeituras do RN fecharam as portas, em sinal de protesto contra a desatenção do governo federal com a crise nos Municípios. Ouro Branco participou do ato, que também será exposto na Mobilização.

A chefe do Executivo Ourobranquense aproveitará a viagem também para pleitear melhorias para o município, por meio dos parlamentares da bancada potiguar, bem como junto aos Ministérios.

O Movimento Municipalista

O movimento municipalista é uma rede que abrange todo o território brasileiro, integrada principalmente pelos gestores públicos municipais que fazem acontecer o dia-a-dia dos 5.568 Municípios e que conta com o apoio, articulação, organização, tecnologia, representatividade e orientação técnica de entidades como a CNM e outras com atuação em nível regional e estadual.

É a articulação de toda esta rede que fomenta a atuação da CNM e que a legitimando como autêntica entidade representativa dos Municípios em nível nacional.