Hoje (29 de maio) pela manhã, as equipes visitaram a Comunidade Rural Lages, realizando varredura em todos os domicílios na região onde forma detectados casos de dengue. Na ocasião os Agentes de Endemias fizeram vistorias em caixas d’água, tanques e outros recipientes que podem servir de criadouro do mosquito. Alguns focos foram encontrados, foram coletados amostras de larvas, que serão analisados pelosagentes (em laboratório) para confirmação ou não, ou seja, diferenciação se a larva é de muriçoca ou do Aedes aegypiti. Faz-se importante informar que estamos encontrando focos em 50% dos locais visitados, o que nosdeixa preocupados, e mais uma vez solicitamos a comunidade para seguir as orientaçõesrepassadas pelos Agentes de endemias. Os cuidados não podem parar, “se o mosquito pode nos matar, não podemos deixar ele nascer” Todos contra a dengue, vamos fiscalizar nossas residências, nossas comunidades. Os depósitos para água devem ser lavados com buchas e água sanitária, para eliminar os ovos dos mosquitos, não se deve deixar água em depósitos abertos por longo período, é importante esvaziar semanalmente e lavar todas as bordas com buchas, para poder armazenar água nova. Estes cuidados podem salvar uma vida, que pode ser a de um ente querido nosso. Juntos podemos mais!

A tarde, a equipe participou do encontro com o Grupo de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde repassaram informações de prevenção e combate ao mosquito da Dengue.A Secretaria de Saúde registra aqui os méritos a equipe de Combate a Endemias pela intensificação das ações e o empenho em realizar o bloqueio de focos em nossa cidade! E a Prefeitura Municipal, através desta secretaria não está medindo esforços para contribuir com o Êxito destas ações!

Att,Luciana Azevedo – Secretária de Saúde