Aconteceu na tarde de quarta (23) Oficina com todos os profissionais da Atenção Básica de nosso município, com os temas: Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e Indicadores de desempenho do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. A oficina foi ministrada pela Assessora Técnica em Saúde Ilaionária Pereira, e teve como objetivo, repassar para os profissionais, sobre a Atualização da Política da Atenção Básica, ou seja, a forma como o Ministério da Saúde orienta, para os municípios atuarem no atendimento a população, nas Unidade de Saúde da Família.Foi detalhado sobre a PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017 que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A Portaria traz que a Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde - RAS; É na atenção Básica que deve haver a articulação e desenvolvimento do cuidado e das ações e serviços disponibilizados na rede. Estes cuidados devem ser ofertados integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde, ou seja, é proibida qualquer exclusão baseada em idade, gênero, raça/cor, etnia, crença, nacionalidade, orientação sexual,identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica, escolaridade, limitação física, intelectual, funcional e outras. Com a implantação desta atualização da Política Nacional de Atenção Básica, almejamos alcançar, cada vez mais, um nível positivo, na qualidade dos serviços prestados em saúde, a nível municipal. Para melhor desempenho de nossa equipe, estamos planejando outros momentos de capacitação e atualização para os profissionais, para que possamos prestar um serviço com mais resolutividade e eficiência. A Secretaria agradece o empenho de toda a equipe neste primeiro momento.

Luciana Silva de Azevedo Lucena - Secretária de Saúde