O Município de Ouro Branco realizou, na tarde desta quarta-feira, 26 de novembro, o 1º Fórum Comunitário Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, um encontro fundamental para avaliar avanços, identificar desafios e fortalecer a participação social na construção de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos da infância e da adolescência.
Realizado às 13h, na sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o Fórum reuniu representantes do poder público, instituições e a comunidade. O evento contou com a presença do Prefeito Interino, Amariudo dos Santos, da Articuladora Municipal do Selo UNICEF, Maria Gabriela Dantas, do Mobilizador de Adolescentes, Yvison de Medeiros, da Presidente do CMDCA, Luzilene Figueiredo, além de demais autoridades, servidores municipais, crianças, adolescentes, jovens e membros da sociedade civil.
O encontro marcou um espaço de diálogo qualificado e construção coletiva. Ao longo da tarde, os participantes puderam refletir sobre o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, ouvir diferentes perspectivas e consolidar propostas estratégicas para aprimorar as ações já implementadas no município.
A programação incluiu apresentações culturais da Banda de Flauta Doce Urbano Medeiros, sob a regência do maestro Mil, e uma apresentação teatral da Companhia Brotos do Algodão e adolescentes do NUCA-OB, coordenados por Fernanda Figueiredo, com o tema: “A beleza da resistência negra está em cada rosto, história e conquista”. Um momento de arte e consciência que emocionou o público.
Também integrou o evento a exposição do Painel de Resultados, apresentada pela Vice-presidente do CMDCA, Kyara Maysa, além da apresentação do Plano Municipal de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA), elaborado e exposto pelos adolescentes do NUCA, destacando o protagonismo juvenil na formulação de políticas públicas.
Na etapa final, os participantes foram divididos em sete Grupos de Trabalho, alinhados aos resultados sistêmicos preconizados pelo UNICEF. As discussões coletivas culminaram na plenária final, que reuniu as principais análises e sugestões para fortalecer a rede de proteção e garantir avanços concretos e duradouros.
O Fórum reafirmou o nosso compromisso com a promoção dos direitos das crianças e adolescentes e reforçou que a participação ativa da comunidade é essencial para construir um futuro mais justo, inclusivo e cheio de oportunidades para a juventude do município.

clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar