O Projeto “Meu Município Meu Ambiente”, desenvolvido pelo Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, realizou ações em nossa cidade de terça(13) a quinta feira (15).
Com o objetivo de auxiliar no planejamento de educação ambiental dos municípios do RN e a formação de agentes multiplicadores, o projeto atua junto aos gestores municipais, alunos e professores da rede pública de ensino, além de ONGs e associações comunitárias.
A comunidade e em especial os alunos de Ouro Branco participaram ativamente das oficinas, palestras e cinema ecológico, onde além de adquirir conhecimentos ambientais, aprenderam sobre a consciência em criar condições melhores de convivência em grupo.
Na quarta à noite, aconteceu a abertura do projeto, com evento na tenda. Contando com participação da prefeita doutora Fátima, vereadores, secretários municipais, diretores das escolas, professores, alunos e comunidade em geral deram Boas Vindas à equipe do IDEMA.
O articulador municipal do Selo UNICEF - Reinaldo Freitas juntamente com o mobilizador Yvison e adolescentes do NUCAOB apresentaram dinâmica cultural.
A prefeita doutora Fátima comentou sobre a importância do projeto ser desenvolvido na cidade e pediu para que todos participem ativamente e sejam agentes multiplicadores nessa meta de responsabilidade que é cuidar do meio ambiente.
Em Ouro Branco foram desenvolvidas oficinas de confecção de Sabão ecológico, reutilizando o óleo de cozinha usado em frituras; Puffs feitos com garrafas pet e Garrafas de vidro decorativas e ainda a oficina Etnobotânica na sede da Secretaria de Assistência Social.
No CMEI Kleyse Medeiros de Araújo, foram oferecidas para mães e professores oficinas de Brinquedos com materiais reaproveitáveis.
E na Escola Municipal José Nunes de Figueiredo (EMJONF), a oficina de Sensibilização em Meio ambiental para Professores, alunos, garis, profissionais da saúde e NUCAOB.
Durante o dia, os alunos das escolas seguiam uma programação para visitar a tenda montada no Largo Monsenhor Ernesto, onde aprendiam sobre diversos tipos de animais, plantas no Museu Itinerante.
Nas noites de Quarta e Quinta feira foram apresentados na tenda, através do cinema ecológico, os filmes O LORAX e VIDA DE INSETO.