Aconteceu na manhã de terça (27), dentro da Jornada Pedagógica 2018, a palestra e Oficina \"Diversidade Étnico-Racial, Concepções, Desafios e Práticas Pedagógicas, com a assistente social Margarete de Morais Medeiros.
Com o objetivo de disseminar os conhecimentos sobre o tema visando construir relações raciais mais saudáveis, a palestrante pontuou que para alcançar os resultados desejados, é preciso acabar com o mito de que não há racismo por aqui e, portanto, não faria sentido haver uma lei visando superá-lo.
Apresentando dados e documentos históricos, Margarete mostrou com esses conteúdos, conhecimentos sobre a contribuição do negro para a nossa cultura e a origem de tanto preconceito. Incentivou os profissionais da educação a ajudar os alunos a perceber que a escola é um espaço para ela, onde sua natureza é valorizada.
Através de dinâmicas, dividiu os educadores em grupos e trabalhou a diversidade, mostrando que nossa história é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas. Concluiu observando que cada um tem a missão de desconstruir ações e manifestações de cunho racista e/ou preconceituoso no espaço escolar entre professores, estudantes, funcionários, pais e responsáveis e tem a oportunidade de ser multiplicador desses ensinamentos.
Participaram da palestra, além dos profissionais da educação, o articulador municipal Reinaldo Freitas, representantes do CRAS, NUCA OB e equipe intersetorial Pró- Selo UNICEF.