\"\"

A prefeita doutora Fátima realizou entrega de Tablets para os Agentes Comunitários de Saúde para utilização no dia a dia de trabalho.

Os Agentes de Saúde receberam treinamento nessa segunda (18) e terça (19), e estão aptos a usar essa ferramenta tecnológica que vai auxiliar no cadastro e monitoramento de dados.

Atendendo as determinações do Ministério da Saúde, quanto a implantação do Prontuário Eletrônico, o município de Ouro Branco, iniciou o processo, disponibilizando tablets para a equipe de Agentes Comunitários de Saúde. É uma inovação que requer atenção, pois lida 100% com tecnologia e sistemas, o que necessita de instrumentos de boa qualidade. Pensando neste aspecto, a gestão municipal de Ouro Branco, fez a aquisição de 12 tablets do tipo 4G/QCORE 1.3 GHZ/1075, que possui alto nível de capacidade de memória, bem como de alta resolução. Cada tablet custou R$ 1.345,00.

Esta intervenção é o início do processo de adaptação do novo sistema de prontuário, que está sendo implantado em nível Nacional. A estratégia visa estruturar o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) com foco na informatização do processo de trabalho e qualificação da informação. Seu uso permite aos trabalhadores da Atenção Básica, e a gestão como todo, avaliar e acompanhar o processo de trabalho da atenção básica, fortalecer os processos do cuidado dos usuários e facilitar a busca de informações epidemiológicas de forma ágil, colocando em evidência problemas e características particulares de cada localidade.

Inicialmente, a categoria de Agentes de Saúde, foi a primeira a receber o equipamento, para que se inicie a atualização cadastral das famílias no meio eletrônico. Posteriormente, tanto as equipes de PSF, Quanto a secretaria de saúde, deverão atualizar-se e estruturar seus serviços, para trabalhar em rede sistematizada.

Desta forma, a prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde, entregou e treinou os Agentes Comunitários de Saúde. O treinamento foi ministrado em duas etapas, com as duas equipes de ACS dos PSF I e II. A responsável pelo treinamento foi a Assessora técnica da secretaria, Sônia Costa.

A informatização desses processos nas Unidades Básicas de Saúde,  pode trazer benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da Atenção Básica para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

Contudo, nosso anseio, enquanto gestores municipais, é que além destes avanços tecnológicos, o Ministério da Saúde também nos proporcione, estratégias de intervenções, quanto a resolutividade entre demanda/recursos, para que os usuários do SUS, não fiquem durante meses e até anos, nas filas de espera. O município está realizando o que nos foi determinando, esperamos que o Ministério da Saúde (Governo Federal), também honre com o compromisso.

Com informações da Secretária de saúde -  Luciana Azevedo