Na manhã a última terça-feira (26), o prefeito Samuel Souto, assinou, junto ao secretário de cultura Lenilson Azevedo, a ordem de serviço para a construção do novo prédio que abrigará a Biblioteca Municipal Orilo Dantas de Melo.
Orçada no valor de R$ 251.958,20 (duzentos e cinquenta e um mil, novecentos e cinquenta e oito reais e vinte centavos), será uma obra moderna, obedecendo todos os padrões de acessibilidade, além de oferecer aos usuários as melhores condições para leituras e pesquisas individuais ou em grupos.
O novo prédio será erguido na Rua Professor Isaías, próximo à sede da Prefeitura Municipal.

Para o prefeito Samuel Souto, “essa é sem dúvidas uma obra de suma importância para a nossa comunidade. Estou convencido de que quando a nossa gestão investe em educação e cultura, investe no futuro de nossa cidade. E esse é mais um exemplo. Iremos construir e entregar à nossa população a nossa biblioteca, que posteriormente será toda equipada e o seu acervo atualizado, para uso de professores, alunos, e do nosso povo em geral”.
Desativada ainda no ano de 2012, a referida instituição não tinha mais sede própria, e o acervo está obsoleto. O secretário de cultura, Lenilson Azevedo, declarou que “além da construção e estruturação da biblioteca, iremos buscar atualizar o seu acervo, com obras que vão desde autores locais, até obras consagradas mundialmente, de modo a oferecer diversidade de fontes aos usuários, num ambiente pensado para se fazer jus à sua função. É um marco histórico para a nossa comunidade”.

As obras já se iniciam no mês de janeiro de 2024.

2024: Centenário de nascimento de Orilo Dantas de Melo
A nova biblioteca Orilo Dantas de Melo será inaugurada no ano em que o grande poeta potiguar completaria 100 anos de seu nascimento.
Para marcar esse importante acontecimento, a Secretaria de Cultura já se mobiliza para promover atividades que marquem a data, que culminarão com a inauguração da nova biblioteca.

A programação será definida a partir da participação de escritores, poetas e artistas, e tão logo seja definida a data de inauguração da biblioteca, se divulgará a programação.

Orilo Dantas de Melo nasceu na cidade de Acari, em 12 de maio de 1924. De origem humilde, estudou apenas o antigo primário. Fixou residência no município de Ouro Branco, onde constituiu família e exerceu o cargo de Secretário Municipal de Cultura. Também foi funcionário do Departamento de Correios e Telégrafos. Atuou ainda como colaborador da Rádio Rural de Caicó.
É reconhecido como um dos mais notáveis poetas do nosso estado, além de trovador e repentista. Autor de diversos poemas e trovas, deixou escritos que são celebrados pela sua genialidade e identificação com o mundo sertanejo dos sertões do Seridó e suas peculiaridades. Sobretudo no que relaciona a Ouro Branco, onde eternizou as oiticicas do Rio Quipauá, inspiração dos versos contidos na obra “Ramos da minha oiticica”, e redigiu por alguns anos o humorístico “Testamento de Judas”, onde trata com humor os amigos e conterrâneos por meio de versos.

A inauguração do novo prédio da biblioteca, além de um marco histórico para a comunidade pela importância dessa instituição, também marca a homenagem a um personagem importante para a cultura e identidade do povo ourobranquense.