Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, está sendo realizada em Natal-RN, a 5ª Conferência Estadual de Cultura do RN. O evento que debate as propostas da sociedade civil potiguar para a construção do Plano Nacional de Cultura, contou com participação da Diretora de Cultura, Maria Gabriela Dantas; da Arte-educadora da Companhia Teatral Brotos do Algodão, do Projeto Trapiá, Fernanda Figueiredo; do Tesoureiro Ray Ramos; e de Adriano sales, como representante da Sociedade Civil.
Também participaram os gestores de cultura e delegados do Poder Público e Sociedade Civil, ouvintes e convidados que debateram propostas e fizeram a escolha dos delegados do Estado que participarão da 4ª Conferência Nacional que será realizada de 4 a 8 de março de 2024, promovida pelo Ministério da Cultura.
Na conferência foram debatidos os eixos “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura”, “Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social”, “Identidade, Patrimônio e Memória”, “Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural”, “Economia Criativa, Trabalho e Renda e Sustentabilidade” e “Direito às Artes e Linguagens Digitais”.