No último dia 28 de novembro de 2022, o Prefeito de Ouro Branco-RN, Samuel Souto, recebeu o relatório referente a 5ª inspeção regular sobre a segurança do Açude Esguicho. A inspeção de segurança é uma exigência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, que é responsável pela fiscalização da segurança de reservatórios de água.

Com base no relatório de inspeção realizado pelo Engenheiro Civil CLEITON MEDEIROS DE ARAÚJO, com registro CREARN № 2119178283, se obteve a seguinte conclusão: “(...). Pelo panorama apresentado no presente documento, proveniente de informações obtidas e registradas durante a vistoria técnica in loco, observou-se que a Barragem Esguicho não apresenta riscos imediatos. As anomalias registradas são, em sua maioria, insignificantes e não apresentam danos à estrutura do reservatório. No entanto, medidas preventivas tem que ser realizadas, assim como as anomalias existentes corrigidas. Tais medidas como a supressão de vegetação, devem ser feitas, preservando apenas as de proteção da superfície dos taludes, a fim de possibilitar a visibilidade das condições da barragem. Recomenda-se que seja analisada a substituição do tipo de vegetação que está implantada, com um tipo de “capim” por tipo “gramínea”. Esta mudança deve ser decidida com apoio de um especialista com farta experiência.”

A inspeção de segurança é mais uma ação da Prefeitura Municipal de Ouro Branco que, desde o início da gestão do Prefeito Samuel, tem realizado melhorias no balde do açude e limpeza periódica da vegetação no local, bem como nos sangradouros. Informamos que após a realização dessa inspeção será iniciada uma fase de elaboração de projetos com vistas a execução de Pavimentação da Parede e reformas das canaletas com colocação de pedras na parte interna da parede.

As ações voltadas para a segurança do açude Esguicho não param por aí! O Prefeito Samuel Souto esteve reunido, no último dia 09 de novembro, com o Coordenador do curso de Engenharia da UFERSA – Campus Angicos, Prof. Luis Henrique Gonçalves Costa, para tratar da assinatura de um convênio com aquela instituição, cujo objeto é a elaboração do Plano de Segurança do reservatório, tendo em vista que desde que este foi construído, a Prefeitura não havia elaborado esse plano, apesar da exigência da legislação e dos fiscais da ANA, e que agora, definitivamente será elaborado e apresentado a população ourobranquense e a Agência Nacional de Águas, no prazo de até 180 dias depois de iniciados os trabalhos por parte da UFERSA – Campus de Angicos RN.