Há 117 anos, foi realizada a primeira feira na rua que hoje é conhecida como Rua de Baixo, a Tenente Manoel Cirilo. Na época, dois moradores do lugar, Cirilo de Souza, conhecido popularmente como o “velho do Poção”, e Manoel Correia, do sítio Cobiçado, tiveram a iniciativa de organizar uma feira, que foi realizada em 16 de Julho de 1905.

Este marco na história de Ouro Branco comemoramos no último sábado, 16, com a realização, por parte da Prefeitura de Ouro Branco-RN, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, da primeira edição da Feira Municipal de Artesanato (FEMART), que se realizou exatamente no local em que o evento histórico ocorreu em 1905.

Com a presença do Administrador Municipal, Samuel, junto à sua família, durante todo o dia, artesãos locais e pessoas que trabalham com a produção de comidas típicas, que nos remetem às nossas raízes, e aqueles pratos mais elaborados, estiveram expondo e comercializando seus produtos. E não faltou o forró, que ficou sob a responsabilidade dos artistas locais Wal e Adriano.

Dando sequência às comemorações do dia, por volta das 17h30, a Filarmônica Manoel Felipe Nery percorreu as ruas do centro da cidade em direção à Rua Tenente Manoel Cirilo. Lá, com a presença do excelentíssimo senhor Prefeito, Samuel Souto; sua esposa, a Primeira-dama, a senhora Amanda Costa; do Vice-prefeito, o senhor Justino Gomes e esposa, a senhora Alaíde Torquato; dos Vereadores, Paulo Dantas, Presidente da Câmara; doutor Araújo e Rogério Azevedo; da Secretária Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, Igna Mara e demais Secretários da Gestão; e do padre Rivaldo Dantas, Pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, aconteceu a abertura do 20º Arraiá Sociá.

Precedendo à fala do Chefe do Executivo, o doutor Araújo fez um resgate histórico acerca do evento que dava razão ao feriado municipal. Em seguida, o Prefeito Samuel embasou seu discurso falando do quão memorável foi este dia e de quantos se empenharam pelo crescimento de nosso município. O Gestor parabenizou a todos pelo brilhantismo do evento e dirigiu suas felicitações a Filarmônica por sua participação e por darem um tom especial em cada evento do calendário municipal. As palavras foram finalizadas pela reafirmação do compromisso da Gestão em lutar pelo bem de todos, promovendo o dinamismo cultural, o progresso e o avanço de Ouro Branco.

Logo após, houve o concerto executado pela Filarmônica Manoel Felipe Nery e a apresentação da quadrilha “Luar do meu sertão”, protagonizada pelos idosos do grupo Divino Espírito Santo que deram um show à parte de alegria, sincronia e energia.

A noite foi finalizada com festa comandada também pelo artista da terra Klenivaldo Fagundes que, com sua banda, fez o público dançar e se confraternizar, fazendo deste dia uma comemoração com sabor de história e cultura.

Confira todas as fotos AQUI.