Na tarde desta terça feira (05), a Nutricionista Ana Medeiros e a Terapeuta Ocupacional Tereza, estiveram na sede da Secretaria de Assistência Social, realizando palestra sobre cuidados alimentícios, especialmente para diabéticos e hipertensos.
A nutricionista pediu que a partir de agora, todos passem a prestar atenção na quantidade de sódio, açúcar, corantes e conservantes exposta no rótulo dos alimentos industrializados.
Falando especificamente do sal, explicou que em excesso, pode causar retenção de líquidos e pressão alta.
“Nosso paladar está tão viciado ao sal, que quando diminuímos em nossas refeições, já achamos que a comida não está mais gostosa. Mas é importante saber que o nosso paladar se adapta facilmente a novos sabores e podemos acostumar a identifica-los.”
Para quem deseja e precisa reduzir a quantidade de sal ingerida, uma maneira de fazer essa adaptação, é usando o sal de ervas, que é feito a partir de ervas desidratadas como: Alecrim, Salsa, Orégano, manjericão, Louro, Coentro, entre outras. Que são escolhidas de acordo com o tipo de prato que os sabores combinam.
A terapeuta ocupacional do NASF, falou que ao preparar sucos, chás e a alimentação, isso já serve como uma terapia. E assim, auxiliou na preparação do Sal de ervas que foi confeccionado na hora, para que os idosos pudessem aprender na prática.
A receita apresentada foi a seguinte: Alecrim, orégano e louro desidratados e em partes iguais (foram usados 10 gramas de cada). Em seguida bater tudo no liquidificador e guardar em pote de vidro, bem vedado. Assim, dura até 3 semanas.
No final da palestra, os idosos do Serviço de Convivência, puderam degustar um delicioso risoto, preparado com o sal de ervas que foi confeccionado durante a palestra.